Assisti ao filme "Ensaio Sobre a Cegueira" do diretor brasileiro, Fernando Meirelles, baseado na obra do escritor português, ganhador do prémio Nobel, José Saramago. O filme tem no elenco Julianne More (Filhos da Esperança), Danny Glover (Máquina Mortífera), nossa Alice Braga (Eu sou a lenda), Mark Ruffalo (Zodiaco) e Gael García Berna (Diários de motocicleta) .
O filme conta a história de uma epidemia de cegueira altamente contagiosa, que em pouco tempo contamina a quase todos, fala da luta da sociedade para sobreviver e do seu desmoronamento , tornando todos, meros seres primitivos lutando pela sobrevivência. Ao mesmo tempo que vemos o colapso da sociedade, vemos uma mulher, a única a não ser contaminada pela doença, que tenta diante do caos manter a sanidade, juntamente com um grupo de amigos liderados por ela que procuram resgatar uma pouco da sua dignidade. O filme não é sobre a busca da cura da doença mas da busca pela humanidade e uma critica sobre a cegueira que contagia a nossa sociedade.
Curiosamente o filme se passa numa cidade estranha que...espera um pouco, esta cidade é São Paulo, ou melhor, parece São Paulo, mas as placas e os táxis parecem americanos, pois é, o filme é rodado em São Paulo mas em nenhum momento você tem esta indicação, se uma pessoa que não conhece São Paulo assistisse ao filme, diria que ele se passa em alguma cidade estranha dos EUA, nem os figurantes parecem brasileiros.
Enfim, o filme vale a pena, mas não digam que eu não avisei. "Pior do que ficar cego é ser o único a enxergar", por esta frase já da para sentir o drama do filme, confesso que não é fácil de assistir e até mesmo de gostar, é tenso, intenso, dolorido e surpreendente.
27 de set. de 2008
Ensaio Sobre a Cegueira
23 de set. de 2008
Para Entender a Crise Mundial
"Tradução da crise do subprimeÉ assim ó:
O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.
Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).
O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.
Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.
Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F,cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu ).
Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.
Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifu.
Pronto é isso!"
14 de set. de 2008
Antes de Partir
Assisti esta semana o filme - Antes de Partir - do diretor Rob Reiner, com Jack Nicholson e Morgan Freeman. Só por estes dois atores já valeria a pena assistir, alem deles, temos um roteiro que apesar de simples é muito bom.
Basicamente a história é sobre dois homens com câncer terminal que resolvem viajar pelo mundo e realizar os seus últimos desejos. O filme esta carregado de cenas engraçadas e como não poderia deixar de ser, cheias de muita emoção.
Por esta sinopse, da para imaginar que o filme fala apenas de aproveitar a vida antes que o fim chegue, mas acreditem, é muito mais do que isso, ele fala justamente do que fizemos de nossas vidas e o que deixaremos para quem fica, fala de amizade e como não poderia deixar de ser, de amor. Assistam e me conte o que acharam.
7 de ago. de 2008
Teorias - Quentin Tarantino
26 de jul. de 2008
Belas Maldições

Trecho do Livro: "É assim que acontece , você acha que está no topo do mundo, e de repente jogam o Armagedon em cima de você...Céu versus Inferno, uma Queda, sem rendição. E estamos conversados.Nada mais de mundo. Era isso o que o fim do mundo queria dizer. Nada mais de mundo. Só o Céu eterno ou, dependendo de quem ganhasse, o Inferno eterno. Crowley não sabia qual era pior. Bom o Inferno era pior, claro, por definição. Mas Crowley se lembrava de como era o Céu, e ele tinha algumas coisas em comum com o Inferno. Pra começar não se conseguia uma bebida decente em nenhum dos dois. E o tédio que se sentia no Céu era quase tão ruim quanto a animação que se tinha no Inferno."
E para acompanhar a leitura deste livro separei as musicas abaixo, é só clicar no link e curtir a musica:
Man of the Hour - Perl Jam
Specialist - Interpol
13 de jul. de 2008
Viva La Vida - ColdPlay
Para os fãs do ColdPlay como eu, segue o clipe do novo CD desta banda Inglesa de Rock alternativo. Acompanho a Banda desde o seu primeiro CD e já tive o prazer de assistir a um Show deles quando vieram ao Brasil em 2003. Espero que gostem.
9 de jul. de 2008
Operação Cavalo de Troia 1,2,3 e 4

Tenho como objetivo ler a serie Operação Cavalo de Tróia toda este ano, chegamos a metade do ano e eu cumpri metade do objetivo, li os quatro primeiros dos oito livros da serie, sempre entre um livro e outro. Desta forma resolvi falar destes primeiros livros e no final do ano - se tudo der certo - eu falo dos demais.
Para começar o livro é um diário de um suposto Major do Exército Americano, que participou da chamada Operação Cavalo de Tróia que da titulo aos livros. A operação consistia numa viagem a época de Jesus através de uma maquina do tempo, e com o intuito de documentar a vida do mestre.
No primeiro livro, o autor - J.J. Benitez - conta como conseguiu o diário do Major, e ele jura que o diário existe e foi encontrado exatamente como conta no livro. Verdade ou não, cada um que lê deve julgar.
O começo do diário é extremamente chato, quase eu não consigo ler, esta recheado de detalhes técnicos sobre a construção da maquina do tempo e do treinamento para a viagem, porem quando finalmente a viagem acontece e o Major desembarca em plena Jerusalém de Jesus, o livro fica fascinante. Ele conta sobre conversas que teria tido com Jesus e os detalhes sobre sua crucificação, detalhes estes que deixariam o filme Paixão de Cristo de Mel Gibson no chinelo com relação a crueldade em que foi tratado Jesus. O autor não chega a discordar inteiramente do que esta escrito na Bíblia, mas critica o tempo todo os Evangelistas por terem esquecido de detalhes que o autor considera importante e que não estão na Bíblia.
No segundo livro o Major volta aos tempos atuais e começa a chatice de novo, com diversos problemas que atrapalham a sua segunda viagem, mas no fim acabam por conseguir voltar e desta vez para documentar as aparições de Jesus após a sua crucificação e os acontecimentos decorrentes destas aparições. Neste livro o Major relata também o encontro com Maria, mãe de Jesus.
No terceiro livro o Major continua a relatar as aparições de Jesus inclusive um encontro dele com o Ressuscitado e uma conversa entre os dois, fala também de suas iniciais conversas com Maria que lhe conta sobre a infância do mestre.
No quarto livro o Major agora mais próximo de Maria, continua sua entrevista sobre a infância e os anos ocultos da vida de Jesus que a Bíblia não conta e em meio a este relato, o livro conta também os problemas que a família de Jesus enfrenta.
Sem duvida a serie é curiosa pela riqueza de detalhes, mesmo com as partes mais chatas dos livros vale a pena ler e tirar suas própria conclusões.
Com relação a trilha, eu escolhi diversas musicas do Pink Floyd, as que mais me marcaram foram:
Breathe , The Great Gig In The Sky e Us And Them
22 de jun. de 2008
Fim dos Tempos (M. Night Shyamalan)
Assisti este fim de semana o filme Fim dos Tempos, a nova criação do diretor M. Night Shyamalan, o mesmo diretor de filmes como o Sexto Sentido, Corpo Fechado, A Vila e outros. Desta vez a história é sobre uma catástrofe natural, o diretor aproveitou o tema de aquecimento global para desenvolver a sua história, o filme é tenso e com cenas perturbadores de morte, não apropriado para os mais imprecionaveis, como na maioria dos filmes deste diretor nem todos vão gostar, eu particularmente gostei, não chega a ser tão bom como Sexto Sentido mais vale a pena assistir, só aconselho a ir com os nervos preparados.
16 de jun. de 2008
Hora de Voltar
Há tempos não assistia um filme que me emocionasse da forma como me emociou este filme. É mais que uma comédia, um romance ou um drama, é uma forma de ver a vida, um despertar de um estado de letargia vivido pelo personagem principal Andrew Largeman (Zach Braff) que curiosamente é também o roteirista e diretor do filme.
Andrew Largeman é um ator de televisão, que em razão da morte da mãe, depois de nove anos volta para a sua cidade natal. Nesta volta encontra velhos amigos e conhece a Sam (Natalie Portman) que lhe proporcionam uma verdadeira aventura, com acontecimentos estranhos e na maioria das vezes completamente malucos e engraçados. Não deixem de assistir, pois é um daqueles filmes que apesar de simples, conseguem te envolver e emocionar.
25 de mai. de 2008
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Ontem assistimos o impagável Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, me fazendo rememorar minha adolescência, o quanto ficava eufórico por assistir mais uma aventura de Indiana Jones. O filme não perde nada para os anteriores, tem o mesmo rítimo de aventura do começo ao fim, o mesmo estilo de história e as mesmas emoções. A grande sacada é que o personagem envelheceu assim como o ator, Harrison Ford, que parece que foi ontem que atuou pela última vez como Indiana, trouxe o mesmo espírito do personagem, como se estivesse guardado todos estes anos esperando apenas ser acordado. Diversão garantida, não deixem de assistir.
15 de mai. de 2008
Closer - Perto Demais
Para começar a falar de filmes do meu acervo, resolvi escolher um em homenagem a minha sobrinha que adora este filme. Ela já deve ter assistido uma dezena de vezes e devo confessar que também o adoro. O filme se chama Closer (Perto de Mais), que conta com o elenco de primeira formado por Natalie Portman, Clive Owen, Jude Law e Julia Roberts. O outro ponto forte do filme é a trilha sonora com musicas de Damien Rice como “The Blower’s Daugther"- que acabou tendo duas versões horríveis aqui no Brasil - e "Cold Water", algumas músicas italianas e até uma Bossa Nova.
Agora entre tudo isso, tem um motivo muito especial para assisti-lo, que é o fato de que quem assiste, ou adora (como eu), ou odeia. Não existe meio termo. Tinha uma colega de trabalho que disse que saiu no meio do filme porque ficou constrangida. O problema é que nem todos estão preparados para ver no cinema o realismo e a verdade da alma humana, os nossos defeitos, os nossos desejos escondidos. O filme não é um conto de fadas e nem uma história de amor com roteiro previsível, mas um mar de paixões, traições, decepções, felicidade, tristeza, provocações sensuais e amor. Você pode até odiar o filme mas não vai ficar indiferente.
14 de mai. de 2008
Fortaleza Digital

Toda vez que eu vou ler um livro novo, eu escolho algumas musicas e copio para o meu celular, esta seleção me acompanham até o final do livro, desta forma, algumas musicas ficam gravadas em minha memoria como parte do livro que li, assim toda vez que ouço aquela musica me lembro do livro, resolvi então sempre que postar sobre um livro que li, divulgar quais as musicas da seleção mais se fixaram na minha memoria com relação ao livro. Desta vez as musicas foram:
Gone - Pearl Jam
A Pillow of Winds – Pink Floyd
10 de mai. de 2008
Filmes do meu acervo

Se tiverem sugestões de filmes ou livros, deixem aqui o seu recado, que além de assistír ou ler, eu estarei comentando.
25 de abr. de 2008
Invasão de Campo

O livro é mais do que a história das marcas, é também a história do esporte moderno, como Adi e Rudolf Dassler revolucionaram o esporte com os seus calçados, como criaram a prática de promover a marcar usando a imagem dos esportistas, fala sobre as negociações escusas, os bastidores das Copas do Mundo de Futebol e das Olimpiadas, da eterna briga entre a Adidas e a Puma e muitas outras histórias e curiosidades do mundo do esporte.
O livro se destina a quem gosta de esporte, administração, marketing e história, se você se interessa por um dos assuntos ou todos, não deixe de ler.
21 de abr. de 2008
Three Little Birds
Eu achei este clipe no YouTube e não pude deixar de postá-lo. Além de ser um vídeo muito legal, a música do Bob Marley e aqui interpretada pelo Gilberto Gil, tem uma bela mensagem de otimismo.
As vezes pensamos nas dificuldades da vida e achamos que as coisas nunca vão melhorar, que tudo que é ruim nos acontece e que o mundo vai se acabar, quando na verdade são só fases que fazem parte do nosso grande aprendizado. Não quero com isso menosprezar a dor de ninguém, mas apenas dizer que ela é necessária para o nosso crescimento. Não se aprende apenas com teorias mas com a vivência e é por isso que Deus nos colocou neste mundo para que vivendo aprendamos mais a cada dia.
As vezes e necessário perder um grande amor para aprender a amar e principalmente para se amar, é necessário perder um pessoa querida para valorizarmos os que estão ao nosso redor, é preciso quase morrer para darmos valor a nossa vida, enfim, é necessário viver cada experiência e aprender com ela, seja ela boa ou ruim, e como diz a música: “Não se preocupe com coisa alguma, Porque tudo ficará bem”.
6 de abr. de 2008
Fotos da Maria Fernanda

É uma festa, praticamente na mesma semana em que nasceu o Lucas, nasceu a
Apesar de tantas agruras em que passamos, a vida insiste e se faz presente, mostrando a sua beleza e nos trazendo a alegria de uma nova vida, e para acabar um trecho do poeta João Cabral de Melo Neto:
“E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida
mesmo quando é assim pequena
a explosão”
26 de mar. de 2008
18 de mar. de 2008
Choro do Lucas
Ver a alegria do meu primo e a sua esposa (Patricia) com esta dádiva foi com certeza muito emocionante e terão que estar preparados para conhecer novas emoções e novos sentimentos. Quando se é Pai ou Mãe aprendemos o verdadeiro significado da palavra Amor, pois não existe nada mais puro e incondicional do que o amor dos Pais, amamos não porque queremos algo em troca, amamos pelo simples fato de ser nosso filho, é amar mesmo sabendo que um dia ele nos deixara, é amar mesmo sabendo que as vezes não seremos correspondidos como gostaríamos, que seremos enfrentados e enfrentaremos, eles por rebeldia e nos porque queremos o melhor para eles. Quando penso neste amor não posso deixar de imaginar que este é o amor que Cristo nos ensinou e que deveríamos dar a todos e que infelizmente nos nunca praticamos, mas temos a chance de fazê-lo através de nossos filhos.
Na vida podemos ter diversas namoradas(os) e ama-las(os) intensamente naquele momento, e amanhã, por este ou aquele motivo, deixamos de amar, mas quando se trata dos filhos, podemos ter uma dezena de filhos que amaremos todos com todo o nosso coração e pelo resto de nossas vidas e levaremos este amor por todas as encarnações.
1 de mar. de 2008
A Morte do Rei de Barro
Esse é um Curta de animação que eu achei no YouTube muito legal, foi feita pelo Núcleo de Animação Aeso e dirigido por Plinio Uchoa, o filme faz referência ao Mestre Vitalino que consagrou-se com sua arte de fazer bonecos de barro em Caruaru e conta a história de duas quadrilhas de cangaceiros que se enfrentam no agreste do Estado. O filme ganhou o prêmio de Trilha Sonora Adaptada no 28º Festival de Guarnicê de Cinema, na categoria Vídeos, na 5ª Goiânia Mostra de Curtas, mostra Curta Municípios e no VídeoFestival de São Carlos, em São Paulo.
26 de fev. de 2008
A menina que roubava livros

23 de fev. de 2008
Livro: Eu Sou a Lenda

Fica mais essa dica de leitura e diversão.
18 de fev. de 2008
Eu Sou a Lenda
Assisti este fim de semana o BlockBuster do momento, Eu Sou a Lenda com Will Smith, é mais uma adaptação de livro, desta vez do escritor Richard Matheson, ele escreveu diversos livros, infelizmente só li um deles, um livro chamado Em Algum Lugar do Passado que tambem foi adaptado para o Cinema estrelado pelo ator do Christopher Reeve (Superman), mas diversos outros livros do autor foram adaptados para o cinema ou televisão principalmente na série Alem da Imaginação(The Twilight Zone) e um filme muito conhecido de todos o Amor Alem da Vida com o Robin Williams.
Quanto ao filme ele é bem diferente do Amor Alem da Vida e Em algum Lugar do Passado, é uma mistura de ficção cientifica e terror, o filme te prende do inicio ao fim e mostra que o Will Smith é bom ator já que boa parte do filme é apenas ele e uma cadela e ainda assim o filme não fica chato pelo contrário, só achei o filme um pouco curto e acaba com muitas perguntas no ar, agora vou ler o livro para ver se consigo sanar as minhas duvidas, quando terminar eu conto o que eu achei.
11 de fev. de 2008
Trailer do filme O Caçador de Pipas
Assisti esta semana que passou o filme "Caçador de Pipas" uma adaptação muito bem feita do livro que leva o mesmo nome, é muito bom ver nas tela do cinema aquilo que vagou até aquele momento em nossa imaginação, com certeza vale apena dar um pulinho no cinema.
30 de jan. de 2008
Lugar Nenhum
