27 de set. de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira


Assisti ao filme "Ensaio Sobre a Cegueira" do diretor brasileiro, Fernando Meirelles, baseado na obra do escritor português, ganhador do prémio Nobel, José Saramago. O filme tem no elenco Julianne More (Filhos da Esperança), Danny Glover (Máquina Mortífera), nossa Alice Braga (Eu sou a lenda), Mark Ruffalo (Zodiaco) e Gael García Berna (Diários de motocicleta) .
O filme conta a história de uma epidemia de cegueira altamente contagiosa, que em pouco tempo contamina a quase todos, fala da luta da sociedade para sobreviver e do seu desmoronamento , tornando todos, meros seres primitivos lutando pela sobrevivência. Ao mesmo tempo que vemos o colapso da sociedade, vemos uma mulher, a única a não ser contaminada pela doença, que tenta diante do caos manter a sanidade, juntamente com um grupo de amigos liderados por ela que procuram resgatar uma pouco da sua dignidade. O filme não é sobre a busca da
cura da doença mas da busca pela humanidade e uma critica sobre a cegueira que contagia a nossa sociedade.
Curiosamente o filme se passa numa cidade estranha que...espera um pouco, esta cidade é São Paulo, ou melhor, parece São Paulo, mas as placas e os táxis parecem americanos, pois é, o filme é rodado em São Paulo mas em nenhum momento você tem esta indicação, se uma pessoa que não conhece São Paulo assistisse ao filme, diria que ele se passa em alguma cidade estranha dos EUA, nem os figurantes parecem brasileiros.
Enfim, o filme vale a pena, mas não digam que eu não avisei.
"Pior do que ficar cego é ser o único a enxergar", por esta frase já da para sentir o drama do filme, confesso que não é fácil de assistir e até mesmo de gostar, é tenso, intenso, dolorido e surpreendente.

Nenhum comentário:


Google