9 de jul. de 2008

Operação Cavalo de Troia 1,2,3 e 4

Tenho como objetivo ler a serie Operação Cavalo de Tróia toda este ano, chegamos a metade do ano e eu cumpri metade do objetivo, li os quatro primeiros dos oito livros da serie, sempre entre um livro e outro. Desta forma resolvi falar destes primeiros livros e no final do ano - se tudo der certo - eu falo dos demais.

Para começar o livro é um diário de um suposto Major do Exército Americano, que participou da chamada Operação Cavalo de Tróia que da titulo aos livros. A operação consistia numa viagem a época de Jesus através de uma maquina do tempo, e com o intuito de documentar a vida do mestre.

No primeiro livro, o autor - J.J. Benitez - conta como conseguiu o diário do Major, e ele jura que o diário existe e foi encontrado exatamente como conta no livro. Verdade ou não, cada um que lê deve julgar.
O começo do diário é extremamente chato, quase eu não consigo ler, esta recheado de detalhes técnicos sobre a construção da maquina do tempo e do
treinamento para a viagem, porem quando finalmente a viagem acontece e o Major desembarca em plena Jerusalém de Jesus, o livro fica fascinante. Ele conta sobre conversas que teria tido com Jesus e os detalhes sobre sua crucificação, detalhes estes que deixariam o filme Paixão de Cristo de Mel Gibson no chinelo com relação a crueldade em que foi tratado Jesus. O autor não chega a discordar inteiramente do que esta escrito na Bíblia, mas critica o tempo todo os Evangelistas por terem esquecido de detalhes que o autor considera importante e que não estão na Bíblia.

No segundo livro o Major volta aos tempos atuais e começa a chatice de novo, com diversos problemas que atrapalham a sua segunda viagem, mas no fim acabam por conseguir voltar e desta vez para documentar as aparições de Jesus após a sua crucificação e os acontecimentos decorrentes destas aparições. Neste livro o Major relata também o encontro com Maria, mãe de Jesus.

No terceiro livro o Major continua a relatar as aparições de Jesus inclusive um encontro dele com o Ressuscitado e uma conversa entre os dois, fala também de suas iniciais conversas com Maria que lhe conta sobre a infância do mestre.

No quarto livro o Major agora mais próximo de Maria, continua sua entrevista sobre a infância e os anos ocultos da vida de Jesus que a Bíblia não conta e em meio a este relato, o livro conta também os problemas que a família de Jesus enfrenta.

Sem duvida a serie é curiosa pela riqueza de detalhes, mesmo com as partes mais chatas dos livros vale a pena ler e tirar suas própria conclusões.

Com relação a trilha, eu escolhi diversas musicas do Pink Floyd, as que mais me marcaram foram:

Breathe , The Great Gig In The Sky e Us And Them


Um comentário:

Anônimo disse...

Blz, Irmão?!?
Já estive com os livros "Operação Cavalo de Tróia" e não segui adiante na leitura, apesar de conhecer a história. Quem sabe, suas opiniões me inspirem novamente. Forte abraço.

Anderson

P.S.- E você assistiu "Escritores da Liberdade"?. (Freedom Writers, EUA, 2007). Aguardo sua opinião aqui no blog.


Google